Total de visualizações de página

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Claude Lévi-Strauss 1908-2009

Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC

Morreu na noite de sábado (31) o antropólogo e etnólogo belga Claude Lévi-Strauss, fundador do Estruturalismo, linha que revolucionou a abordagem sobre as relações sociais e cujos estudos tiveram bases no Brasil. A morte foi anunciada ontem pela assessoria da EHSS (Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, em português, Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais). Lévi-Strauss, que vivia em Paris, completaria 101 anos no dia 28.

Filho de pais franceses e judeus, o intelectual se mudou para a França com 1 ano. A carreira acadêmica começou na Sorbonne, onde estudou Filosofia. Assim como outros humanistas franceses, foi convidado, em 1935, para compor o corpo docente da recém-inaugurada USP (Universidade de São Paulo). Ocupou a cadeira de Sociologia por três anos até decidir partir em missão etnográfica pelo interior do Brasil, ao lado da primeira mulher, Dina Dreyfus, que também era etnóloga.

As missões pelo Norte e Centro-Oeste brasileiros duraram um ano. De volta à França em 1939, foi convocado para lutar na Segunda Guerra Mundial. Obteve dispensa no ano seguinte por conta de sua ascendência judaica. Depois da guerra e de um breve período como refugiado nos Estados Unidos, Lévi-Strauss defendeu na Sorbonne, em 1948, a tese As Estruturas Fundamentais de Parentesco, publicada um ano depois e responsável por modificar de maneira definitiva o estudo das Ciências Humanas nesse século.

A partir das observações feitas em solo brasileiro, Lévi-Strauss propôs as relações de filiação e residência como novos eixos para analisar o homem em sua esfera social. Levou em conta mitos, organização familiar e hábitos alimentares, entre outros aspectos. Pelo estudo, as diferentes culturas não se criariam por obra do acaso, mas, sim, obedeceriam a uma ordem. A corrente ainda é base de estudo nas principais universidades.

Em 1995, com a publicação de "Tristes Trópicos", em que narra o período em que esteve no Brasil, Lévi-Strauss ampliou seu pensamento para além dos círculos acadêmicos. O livro é considerado sua autobiografia intelectual. Em 1973, foi o primeiro antropólogo eleito para a Academia Francesa.

Nenhum comentário: