Total de visualizações de página

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Você é Livre?

Acordo na hora que eu quero, trabalho na hora que eu quero. Divirto-me na hora que "dá na telha" e faço uma boquinha quando tenho fome. Vou ao banheiro apenas quando meu corpo pede (e se não for uma ordem, espero acabar aquilo que estou fazendo).

Acontece que, de vez em quando, o telefone toca. Devo atendê-lo? É certo que este ato não está determinado pela minha fisiologia, por isso a pergunta final:

"Posso exercer a minha pseudo-liberdade FAZENDO aquilo que eu NÃO QUERO só pelo simples fato de ter consciência que eu poderia não tê-lo feito?"

Aprendi que estou preso pela minha ilusão de liberdade, e ainda que as minhas escolhas foram determinadas pelo meio. Bom, mas não ótimo.

Cito Balada do Louco (Ney Matogrosso na época dos Secos e Molhados) e Raul Seixas, a metarmofose ambulante recebeu uma boa dose de osmose social ao decidir cantar "Plunct Plact Zum" na Rede Globo. Para entender, leia "O Livro da Lei" da besta do apocalipse.

Acho que a liberdade existe para aqueles que se pensam livres. A resposta para a minha pergunta poderia ser: sim. Fazer aquilo do telefone sabendo-se não obrigado é uma mostra de liberdade, pelo menos para nós, pobres e iludidos felizes.

Quero dizer que não importa o fato (ser ou não ser livre), mas como você se sente - ou melhor - se você é ou não feliz sendo aquilo que pensa que é.


by Lupo, primeira publicação em 18/08/2004

Nenhum comentário: