Total de visualizações de página

sexta-feira, 18 de março de 2011

Lágrimas de crocodilo não enganam a todos

Falso remorso
Pela primeira vez, um estudo científico dá pistas comportamentais para identificar um remorso verdadeiro de um "remorso fabricado".
Mas será que é fácil falsificar um remorso?
Pode não ser tão fácil assim se o seu público - aqueles que estão assistindo seu dramalhão - souber o que procurar. E as pistas estão logo atrás das suas falsas lágrimas.
É o que concluíram Leanne Brinke e seus colegas da Universidade Colúmbria Britânica, no Canadá.
Lágrimas de crocodilo
O estudo mostra que as pessoas que falsificam o remorso - choram lágrimas de crocodilo, segundo o ditado popular - apresentam uma gama maior de expressões emocionais.
O falsificador de emoções também oscila de uma emoção para outra muito rapidamente - um fenômeno conhecido como turbulência emocional - e também fala com mais hesitação.
Estes resultados têm implicações importantes para os juízes e membros dos conselhos de liberdade condicional, que procuram um remorso genuíno quando ditam suas sentenças e decidem liberar prisioneiros.
O logro, ou trapaça, é um aspecto comum da interação social humana, mas que pode ter implicações importantes se não for detectado - quando a credibilidade da emoção dos réus durante o seu depoimento fundamenta decisões sobre seu futuro, por exemplo.
Emoções universais
Os pesquisadores examinaram as linguagens facial, verbal e corporal associadas com emoções verdadeiras e com emoções falsamente demonstradas por um grupo de estudantes voluntários.
Eles analisaram as filmagens das declarações quadro a quadro para detectar as diferenças sutis em cada caso: ao todo foram analisadas mais de 300 mil imagens.
Os participantes que demonstraram remorsos falsos apresentaram as sete emoções universais (alegria, tristeza, medo, nojo, raiva, surpresa e desprezo) muito mais vezes do que aqueles que estavam falando a verdade.
Os autores agruparam as emoções apresentadas nas expressões faciais em três categorias: positiva (alegria), negativas (tristeza, medo, raiva, desprezo e nojo) e neutras (neutra, surpresa).
Detector de sinceridade
Eles descobriram que os participantes que estavam genuinamente arrependidos não costumavam oscilar diretamente de uma emoção positiva para uma emoção negativa - eles antes passavam por uma emoção neutra.
Por outro lado, aqueles que estavam enganando os pesquisadores fizeram transições diretas entre emoções positivas e negativas muito frequentemente, exibindo menos emoções neutras entre os dois outros tipos.
Além disso, durante o remorso falsificado, os alunos tiveram uma taxa significativamente maior de hesitações na fala do que durante o arrependimento verdadeiro.
Os autores concluem que as pessoas que estão tentando descobrir se alguém está chorando lágrimas sinceras ou lágrimas de crocodilo podem se basear na leitura dessas demonstrações faciais de emoção para fazer um juízo mais fiel da sinceridade do chorão.

Nenhum comentário: