Total de visualizações de página

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Recomendações ao Amigo Pinto de Sousa

Meu Caro Pinto de Sousa

Fica sempre bem receber uma cartinha de quando em vez na nossa vida, e pensando precisamente nisso, e na grande alegria que sei sentires, sempre que te escrevem e como já a muito não te escrevo, resolvi hoje mesmo o fazer, antes que decidas cair fora de São Bento, sem deixar endereço, o que torna inviável conseguir te remeter mais alguma missiva.
Tinha em mente te perguntar uma boa serie de coisas acerca da vida que tu levas, e da vida que nos fazes levar, e já agora da vida que nos vais obrigar a ter num futuro não muito distante, mas talvez o questionamento mereça mais desdobramentos face as mais tristes realidades do momento. A crença de que vivemos numa democracia plena, permanece tão enraizada na maioria do pensamento nacional, que nem se apercebem das profundas desigualdades e muito menos constatam a falta de democracia, e os graves problemas sociais que por tão evidentes, até conseguem demolir o melhor imaginário construído ao longo de anos e anos de lutas e sacrifícios.
Em 1931, um professor de economia da Universidade do Texas nos EUA resolveu fazer uma experiência muito parecida com a tua a nível educacional, ao não chumbar aluno algum, mas tal como tu acabou por chumbar uma classe inteira, pois jamais seria possível colocar a funcionar essa tua idéia peregrina de que o socialismo realmente funciona, e de que ninguém seria mais pobre, e também de que ninguém seria mais rico, e tudo deveria ser igualitário e dizes tu; “justo”!
Pois meu Caro Pinto de Sousa, tu o dizes, mas o mesmo tempo tu próprio não o fazes...
Buscar ‘justiça’ com ‘injustiça’, só pode acabar por gerar ainda mais reclamações, inimizades e alargar o senso de injustiça de toda uma nação, dividindo os portugueses em castas.
Criar um país artificial, baseado no menor esforço possível ao nível educacional, com os seus alicerces baseados na preguiça conduz diretamente a magoas sem tamanho, e sempre conduzira todo um povo ao fracasso.
Pois é meu Caro
Quando o esforço é grande a recompensa deve ser proporcionalmente grande, mas quando tu fazes questão de eliminar todas as possíveis recompensas e exiges ainda mais sacrifícios, retirando ainda mais dos outros, para governo próprio, ai é que a ‘burra torce o rabo’.
Sabes muito bem que é impossível levar um pobre a prosperidade através de legislação que pune os ricos, os remediados e todas as classes que trabalham, porque isso conduz a que por cada pessoa que recebe sem trabalhar uma outra deve trabalhar que nem um burro para não receber, e vai daí, em pouco tempo temos um País de ‘polidores de esquinas’, e de ‘arrebentadores de caixotes de robalinhos’.
Não podes teimar em dar a alguém aquilo que forçosamente tens que tirar a outros. E quando metade dos portugueses entende a idéia peregrina de que não necessita de trabalhar, pois a outra metade ira sustentar os seus melhores desígnios de vida, baseados em subsídios a preguiça. E quando essa outra metade que até então trabalhava, começa a entender a triste figura de pacóvio que andava a fazer e que não vale mais a pena continuar a trabalhar para alimentar a primeira metade, é então que chegamos a situação que temos hoje em Portugal, e que só tem um nome que lhe posso dar; é o principio do fim da própria pátria chamada Portugal.
Uma das normas mais básicas da economia, é que é impossível multiplicar lucros e riqueza, dividindo esses mesmos lucros, e essa mesma riqueza.
E aqui chegados meu Caro Pinto de Sousa, tenho que te dizer que a culpa não é tua, quero eu dizer; não é só tua, mas é muito por culpa tua, que Portugal enveredou por este caminho com destino ao abismo, ao penhasco que tem lá no seu fundo um ribeirinho manso para com as suas poluídas águas deixar os portugueses a boiar na ‘merda’ que tu mesmo tens andado a fazer sem interrupção desde que pela primeira vez, contrariado diga-se, foste morar em São Bento, pois o teu verdadeiro desígnio era continuar a assinar projetos de pocilgas e pardieiros lá nas brenhas da Serra da Estrela.
Li hoje uma trabalho realizado na Inglaterra, lá dos teus amigos reformistas, que dá conta que os homens mentem muito mais do que as mulheres. E não é que realmente esse trabalho tem toda a razão de se ter que levar muito a serio...
Tu mesmo és um dos maiores exemplos da veracidade do tal estudo, pois ainda não conseguiste parar de mentir, e tens uma tendência cada vez mais crescente para mentir até da própria mentira que já antes tinhas pregado cá ao pessoal.
Sei que existem crianças com um jeitinho grande para a ‘peta’ que é um caso serio, mas tu que até já és um homenzinho, que até já fuma a bordo dos vôos da TAP com autorização da mãezinha, devias ter um pouco mais de pudor quando mentes.
Ainda se fossem mentiras aceitáveis, poderíamos, mesmo não gostando, ter que aceitar que o fazias para evitar males maiores, mas o que acontece é que as tuas ‘petas’ estão a custar a todos nós, muito do capital que andamos a poupar anos e anos, e que essas mesmas mentiras vão custar o futuro de muitas gerações, que te vão recordar no futuro pelas piores razões.
Estas a Passar por Portugal como um autentico cometa destruidor, e catalisador de dividas. E olha que o Halley também passou, mas não deixou tamanha destruição e estropício a sua volta como tu estas a conseguir deixar e programar em termos de fecundação para um dia muito próximo surgir a aterrorizar as nobres gentes que um dia mandarm os mouros borda fora.
Olha bem para as taxas de inflação meu Caro.
Olha bem meu caro para o desemprego a galopar.
Olha bem para as taxas de exportação que desaparecem que nem banha de porco no azeite quente a fazer torresmos.
Olha para as muitas centenas de portugueses que voltaram a pegar na malinha de cartão, que nem Linda de Suza, e se fizeram a estrada, porque se esta a tornar impossível sobreviver, quanto mais viver, no raio do País que tu tens andado para ai a criar.
E meu Caro, o pior de tudo, é que tu continuas com esse teu sorriso de gay desavergonhado a tentar impingir a imagem de um Portugal de êxitos, de desenvolvimento que até vai ter que ter um TGV que vai partir de alhures para chegar a coisa nenhuma, e uma ponte que era de faixas quádruplas, passou a triplas, duplas e agora não vai ter ‘porra’ de ponte alguma para ligar a coisa nenhuma, quanto mais via rodoviária e ferroviária. O teu novo aeroporto é outro êxito da imaginação mais desenvolvida de um mentiroso compulsivo que tu realmente és.
Para além das tuas tiradas folclóricas, agora resolves te amancebar politicamente com o recém eleito líder da oposição, que entre abraços, apalpadelas na bunda, para cá e tapas e beijos para lá, lá te vai conduzindo que nem ‘boi manso’ para o matadouro, e ao mesmo tempo aproveita para que; leves atrás de ti toda a manada. Isso seria obviamente uma ótima opção, caso realmente ele te obrigasse a fazer as opções certas, só que ele próprio está também a cometer desde já os mesmo erros que tu, e até já iniciou também a cátedra da mentira, e da reunião da manada, só que de maneira mais refinada, que o leva a de cada vez que comete um lapso, ou manda uma ‘mentirola’ para o ar, se poste de joelhos no empedrado, mãos postas voltadas para Meca, suplicando o melhor entendimento daqueles que continuam a pagar para que o circo não desmonte a barraca prematuramente.
Meu Caro Sousa Pinto
Sousa Pinto... Sousa Pinto...!!!
Então tu que mentes tão descaradamente, não será que podia pelo menos uma vez na vida deixar de o fazer, e teres a coragem de falar verdade, ou tens medo que te caia o raio do nariz ou te cresçam as orelhas.
Por incrível que possa parecer, e apesar de todas as tuas mentiras, ainda tiveste a dias uma oportunidade rara e única de fazeres história na construção de uma hegemonia nacional, se tivesses tido a coragem de deixar de ser um fecundado em corno manso na teimosia, e tivesses fortalecido o estado, com nacionalização ou mesmo encerramento de empresas bancarias deficitárias, ao invés de andares a gastar o nosso dinheiro a tentar salvar esses bancos falidos, e ao mesmo tempo tivesses procedido a privatizações que pudessem trazer mais valias ao Estado, para além de cortares a fundo na despesa publica, e abaixares os impostos para que a economia pudesse voltar a respirar e a sair do sufoco em que a colocaste com as tuas idéias peregrinas.
Como nada disso fizeste, antes pelo contrário, ainda estas a enterrar mais a economia, vais deixar o trabalho mais sujo para os vindouros, e se anunciam momentos bem regressivos no ponto de vista social, com os portugueses a terem que comer o pão que o diabo um dia amassou, e que já está mais duro que pedra!
As tuas maiores preocupações se voltaram para a Comunicação Social, para a necessidade urgente de calar vozes incomodas e verdadeiras, e para colocares os teus amigos controleiros a vedar a saída das noticias que poderiam estragar a tua imagem de refinado pantomineiro.
Vais deixar um Portugal com níveis de desemprego e sub-emprego em escalada. Inflação galopante. Contestação de rua para vermos novamente as bandeiras negras da fome nas calçadas portuguesas, e como a economia já esta mais do que em coma, Portugal fica a beirinha do bojo do sanitário da maior recessão de que alguém possa ter memória, isto para não falar já na criminalidade que vai subir em flecha, pois se não existe trabalho, nem dinheiro para comprar o pão, ele de algum lado terá de vir.
Tu, meu caro Pinto de Sousa, seu mentiroso safado, ainda és bem capaz de vir dizer na praça publica que não tens culpa de nada, mas mesmo assim nem serás capaz de assumir que tens muitas culpas no cartório ao apoiar os maiores culpados conjuntamente contigo, e que são os que maiores ajudas receberam das tuas ‘ensebadas’ mãos de masturbador da causa publica. Esses mesmos a quem tu não te cansaste de fazer “felachios” de boca cheia, e que nunca pagaram impostos tal como todas as outras empresas e cidadãos tem penosamente andado a pagar. Sim mãos ensebadas de ajudas que deste sem olhar a despesas ou a buracos no OE.
E és precisamente tu, o mentiroso mais compulsivo de que temos memória em Portugal, só comparado ao Alves dos Reis, que nos vem atacar com mais pacotes de mentiras, e que se apóia nessa comandita para nos atacar com mais juros e ratings, logo agora que já nem temos as calças na mão e que só nos resta segurar os ‘tomates’ para que não nos caiam ao chão, ou tu aproveites para nos vir apalpar.
Quem será que teve sempre, antes, durante, e mesmo agora depois da crise iniciada, os maiores lucros possíveis e imaginários de centenas de milhares de milhões de euros de lucros... são precisamente aqueles que sempre pagaram menos 10% de IRC do que qualquer empresa, e que num momento em que tudo aumenta, e em que são reduzidos vencimentos, e cortadas algumas mordomias, continuam na mesma a ter um tratamento digno de princesas virgens, a quem importa colocar o cinto de castidade para não serem desfloradas por algum violador mais astuto.
Meu caro Pinto de Sousa
Pinto de Sousa... Pinto de Sousa...!!!
Não bastara todas as mentiras que nos contas desde a mais de 5 anos a esta parte, que agora ainda nos queres vir tu próprio impingir um novo contador de histórias aos quadradinhos.
Pois é meu Caro
Razão tem o estudo dos ingleses, que diz que tu pertences a estatística dos que % mais mentem.
Que pena não terem dado ouvidos a Ferreira Leite, que essa ao menos pode mentir alguma coisa, mas nem de perto nem de longe consegue ter a tua sem vergonhice e falta de caráter, e teria tido a coragem para governar que tu meu grande frouxo não tens.
O conselho de amigo que te deixo é que aproveites uma qual quer das tuas idas a ‘privada’ meu Caro, e salta a janela dos fundos, e te pira sem deixar rasto. Deixa ao menos um singelo bilhete, nem que seja no papel higiênico, dizendo que foste comprar tabaco e que já voltas...
Quem sabe, teimoso como um autentico “burro” como esta mais do que provado que és, e não aceitas este conselho de amigo, e terei ainda a rara oportunidade de te voltar a dedicar alguns dos meus preciosos tempos livres, para te dizer mais umas quantas cá da minha humilde lavra... e olha que não conclui curso algum ao domingo, e continuo até hoje a não ter capacidade para projetar pocilgas e pardieiros a que bem poderia chamar como tu de ‘vivendas a lá serrana’...
Saudações amigas meu Caro, e não te esqueças da minha recomendação, ou então olha; vai dando noticias...

Atentamente ao dispor,

João Massapina

Nenhum comentário: