Total de visualizações de página

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Adesivo desligável poderá permitir andar pelas paredes

Será possível que um dia os humanos andem pelas paredes, como as lagartixas ou o Homem-Aranha?

Um novo aparelho, cujo efeito adesivo pode ser ligado e desligado, acaba de ser construído por engenheiros da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos. Ele ainda não é capaz de suportar uma pessoa, mas pode ser uma esperança para quem sonha em trocar a lâmpada sem precisar de uma escada.

Bioinspiração.

Segundo os pesquisadores, o mecanismo de adesão rápida e desligável - que funciona com base na tensão superficial da água - poderá levar a aplicações como sapatos ou luvas que grudem e se soltem das paredes ao comando do usuário, ou a adesivos do tipo Post-It capazes de suportar pesos.

Mas donde é que veio a inspiração? De forças aleatórias? Não. Da natureza.

O projecto do aparelho de adesão foi inspirado em um besouro endémico no estado norte-americano da Florida, que gruda nas folhas com uma força capaz de sustentar 100 vezes o seu próprio peso. E é capaz de soltar-se instantaneamente.

Se um dos cientistas envolvidos na pesquisa disse no fim que o dito besouro tinha sido "seleccionado" como resultado de "pressões evolutivas", será que o nosso conhecimento do mecanismo da dito insecto seria aumentado? Ou será que essa declaração seria totalmente irrelevante?

Acho que nós sabemos a resposta para isso.

Darwinismo

Nenhum comentário: